Ética empresarial

Publicado em: 25/09/2014


Uma empresa ou entidade tem que ser, obrigatoriamente, percebida com um elemento ativo do contexto social (cultural, político, econômico, etc.) e esse fato remete, obrigatoriamente, a compromissos e responsabilidades que elas (empresa ou entidade) devam ter com a sociedade como um todo.

O conceito de ética empresarial ou organizacional (ou ainda de ética nos negócios) tem a ver com este processo de inserção. A empresa ou entidade devem estar presentes de forma transparente e buscando sempre contribuir para o desenvolvimento comunitário, praticando a cidadania e a responsabilidade social. Se atentam contra a cidadania, ferem a ética empresarial.

A ética social se pratica internamente, recrutando e formando profissionais e executivos que compartilham desta filosofia, privilegiando a diversidade e o pluralismo, relacionando-se de maneira democrática com os diversos públicos, adotando o consumo responsável, respeitando as diferenças, cultivando a liberdade de expressão e a lisura nas relações comerciais.

Ainda que se possa, filosófica, doutrinaria e ideologicamente, conceber conceitos distintos para a ética social, há algo que não se pode ser contrariado jamais: a ética social é um atributo indispensável para as organizações que querem manter-se vivas no mercado e a sociedade está cada vez mais alerta para os desvios de conduta das organizações.

Valer-se do abuso econômico, constranger adversários que exprimem ideias distintas, desrespeitar os funcionários, impondo-lhes condições adversas de trabalho, agredir o meio ambiente, não priorizar a qualidade na fabricação de produtos ou na prestação de serviços e usar procedimentos escusos para obter vantagens a todo custo (corrupção, manipulação de balanços, formação de cartéis, etc.) são alguns destes desvios que afastam a empresa de sua verdadeira função social.

Uma ética empresarial não consiste somente no conhecimento da ética, mas na sua prática. E este praticar concretiza-se no campo comum da atuação diária e não apenas em ocasiões principais ou excepcionais geradoras de conflitos de consciência. “Ser ético não significa conduzir-se eticamente quando for conveniente, mas o tempo todo”.

 

Fonte: Comunicação Empresarial

Árvore Amiga/2016 - Pizzaria ARMAZÉM GUIMARÃES & Restaurante MARIA ANTONIETA


Postado em

A Sociedade Amiga em mais uma edição do projeto ÁRVORE AMIGA/2016 junto a Pizzaria ARMAZÉM GUIMARÃES e o Restaurante MARIA ANTONIETA - Empresa Socialmente Corretas - onde beneficiaram através dessa iniciativa 50 crianças da Creche Lindolfo Collor as quais foram agraciadas pelos colaboradores dessas empresas através de um “ato solidário” realizado no dia
22/12/16.

“Não realizamos SONHOS apenas compartilhamos ALEGRIAS”.

Agradecemos em nome das crianças e por cada sorriso que VOCÊS proporcionaram e por acreditarem no projeto ÁRVORE AMIGA.

A todos o nosso Muito Obrigado!

Ver todos >>

Instituições

Publicidade