Responsabilidade social das empresas e as parceirias intersetoriais

Publicado em: 25/09/2014


O crescimento do Terceiro Setor e a sua capacidade de empreendedorismo favorece a formação de alianças estratégicas e promove o desenvolvimento sustentável.

Remodelando as formas de solidariedade e desenvolvimento, surgem as parcerias e alianças Intersetoriais para suprir uma carência que a governança pública, ainda, não desenvolveu mecanismos para satisfazer as necessidades e anseios da sociedade.

Essas parcerias e alianças envolvem ao mesmo tempo governos, empresas e sociedade civil em um esforço conjunto, no sentido de unir recursos e competências visando o bem comum. O processo torna-se mais fácil quando organizações diversas se unem para execução de projetos socioambiental ou em tantas outras atuações, assegurando a continuidade desses. Contudo, essa forma de atuação é, ainda, pouco compartilhada.

Nesse contexto, considerando que, a responsabilidade social é uma forma de gestão e envolve uma série de práticas e ações que precisam ser adaptadas à realidade de cada organização e, ainda, assim espera-se um resultado em longo prazo acredita-se que o grande desafio está na formação da Cadeia de Valor, em prol do desenvolvimento social sustentado. Nessas parcerias cada setor tem as suas potencialidades, o que contribui para o fortalecimento da consciência das empresas no que tange os problemas sociais e desperta sua atuação junto a pessoas e organizações na busca por soluções, ou seja, estas têm uma função muito mais ampla do que operacionalizar projetos sociais; elas podem contribuir de forma a gerar impactos e transformação social, possibilitando o fortalecimento e participação da sociedade.

O sucesso desse modelo está atrelado a um diálogo aberto e continuo com as lideranças de cada setor. De forma estruturada as alianças intersetoriais seriam as formas ideais para a consolidação da responsabilidade social empresarial.

 

Fonte: http://blog.tnh1.ne10.uol.com.br/sustentabilidade

Postado por: Teresinha de Macêdo

Árvore Amiga/2016 - Pizzaria ARMAZÉM GUIMARÃES & Restaurante MARIA ANTONIETA


Postado em

A Sociedade Amiga em mais uma edição do projeto ÁRVORE AMIGA/2016 junto a Pizzaria ARMAZÉM GUIMARÃES e o Restaurante MARIA ANTONIETA - Empresa Socialmente Corretas - onde beneficiaram através dessa iniciativa 50 crianças da Creche Lindolfo Collor as quais foram agraciadas pelos colaboradores dessas empresas através de um “ato solidário” realizado no dia
22/12/16.

“Não realizamos SONHOS apenas compartilhamos ALEGRIAS”.

Agradecemos em nome das crianças e por cada sorriso que VOCÊS proporcionaram e por acreditarem no projeto ÁRVORE AMIGA.

A todos o nosso Muito Obrigado!

Ver todos >>

Instituições

Publicidade